Aqui fala-se de tudo um pouco e sem tabus. Desde estudos,dietas,disturbios alimentares, saúde,beleza,dicas,conselhos e informações, até aos meus sentimentos, problemas, alegrias, tristezas,recordações amizades,namoros,vida pessoal...and so one!^-^
2.6.09

    Bom dia amiga(o), primeiro que tudo, obrigada por visitares o meu, espero que seja do teu agrado ^-^
Bem, a minha história é um longo testamento, mas garanto-lhe que vale a pena ser lido! É, então, a seguinte:
    Tudo começou quando eu tinha 15 anos. Eu, que sempre fora uma rapariga magra, comecei, um pouco antes de me aparecer a primeira menstruação (10 anos de idade), a engordar cada vez mais e sem razões aparentes, uma vez que a minha alimentação em nada mudou, o que, assim sendo, não justificava tal corpo. Fui engordando cada vez mais, chegando a atingir um peso de 60 Kg para 1.58 de altura nos meus 15 anos(a mesma altura que ainda hoje tenho).
    Até essa altura, apesar dos desagradáveis e por vezes, ofensivos comentários que houvia das pessoas, inclusivé da minha família, nunca dei importância ao assunto, embora eu no meu íntimo soubesse que não era realmente assim, e não o era já muito antes de tais opiniões alheias.
    Certo dia, resolvi que era altura de pôr fim a isto, visto que desde os meus 10 anos de idade que perdera todo e qualquer interesse em me arranjar, sair, ir ás compras e até mesmo a hipótese de arranjar um namorado, tudo isto porque nem tinha vontade de sair á rua, passei de uma rapariga que sempre fora magra e bonita para um verdadeiro monstro, ainda por cima parecia muito mais velha do que as raparigas da minha idade ( o meu soutiãn era o numero 38 aos 11 anos de idade, um peito cheio de estrias e descaido, bem como o meu rabo, pernas e coxas! só para terem uma pequena noção da dimensão da situação) e toda a gente comentava... cada dia que ia á praia no verão, era uma luta diária contra mim mesma!, e eu com tanta vontade de usar bikini e de ser como as outras jovens da minha idade!
    Foi então que decidi seguir uma dieta, a mesma que a minha mãe fez através médicos e nutricionistas, uma dieta por sinal bastante saudável e equilibrada( comer de 3 em 3 horas, fruta fora da refeição, caminhada de uma hora diária...enfim, tudo aquilo que é medicamente saudável e recomendado, até mesmo a jovens da minha idade). Consegui chegar aos 48 Kg, mas, aí o meu processo de emagrecimento quase que parou (iniciou-se o chamado efeito platô) e os meus períodos menstruais começaram a falhar até que acabaram por cessar completamente. Passados uns tempos, resolvi restringir a dieta para conseguir continuar a perder peso.. restringi tanto que quase sem dar por isso cheguei a um peso de 33 kg!( embora tenha levado bastantes meses até chegar a este estado), a minha familia apercebeu-se da situação e iniciou-se a típica correria aos médicos e aos hospitais e as ameaças para que comesse muito, como podem imaginar. Isto não durou muito tempo, pois eu, embora estando num estado de extrema magreza, nunca me considerei como anorética nem tão pouco os médicos que me receberam.

Passo a explicar: como já disse, era a gordinha da família, enxuvalhada por todos e tal.. sentia-me desconfortável no meu corpo, como se estivesse num corpo que não era o meu e resolvi mudar, deixei-me chegar a este peso, pois eu, que sempre sonhei investir a minha vida profissional na área da nutrição e da dietética, resolvi aproveitar a situação para testar as minhas "capacidades como nutricionista", tudo isto associado a diversos e variados acontecimentos e obstáculos, desgostos e desilusões que tive na minha vida nesta fase, daí dizer que nunca fui anorética, embora apresenta-se um estado semelhante, eu não via destorcida a minha imagem corporal. O pior é que a coisa deu para o torto e quando me apercebi disso foi quando já me sentia tão desconfortável com a extrema magreza quanto o que me sentia com a gordura excessiva que anteriormente possuia(embora que, por muito incrivel que possa parecer, não apresentava fraquezas nem desnutrição, todas as analise estavam perfeitas pois tive sempre cuidado com as vitaminas, anemias e tudo isso), resolvi logo engordar.
E é então aqui que a porca torçe o rabo e se inicia toda a chatice...
    Á medida que recuperava o meu peso( a custo de muito chocolate, bolos, gelados, bolachas e boa comida e em grandes quantidades), comecei a engordar sem parar, mas não me ralava pois estava muito magra, cheguei então aos 45 quilos em apenas um mês, com um indice de gordura de 19%, estava portanto, saudável. O pior é que toda aquela farra alimentar despertou-me fome e dilatou-me o estomago, uma tamanha vontade de comer que eu nunca tivera até então (mesmo quando era mais gorda), neste momento estou com 54,5 quilos e um índice e gordura de 24%!! Sabem porquê? porque tenho ataques compulsivos várias vezes por semana, chegando a ingerir, em média, cerca de 5 mil calorias em cada episódio destes, quero parar mas não estou a conseguir controlar as compulsoes, nao sei o que fazer para acabar com isto, estou a engordar a olhos vistos e novamente a isolar-me de tudo e de todos, cada vez que inicio uma dieta, nao consigo cumprir, acaba tudo em compulsao! Agora tenho andado mais controlada (tento fazer uma dieta com restrição calórica, vício e mania que ganhei com o facto de me interessr muito por dietas, recuso-me a comer qualquer alimento que não seja pesado na balança de cozinha e do qual não saiba o seu exacto valor calórico, mas ainda assim esta dificil) tenho o estomago dilatado e sinto muita fome, é certo ( se ingiro mais de 900/1000 calorias começo logo a engordar, mesmo que consuma abaixo desse valor(900) apenas consigo manter o peso, mas o pior de tudo e que ja nao tenho a mesma facilidade que tinha em emagrecer... e o periodo nunca mais me voltou a vir ( penso que foi isto que tornou o meu metabolismo tão lento e me dificulta a perda de peso, visto que tenho tanta facilidade em emagrecer que uma mulher de 60 anos pós-menopausica e não a facilidade de uma jovem de 19 anos) e estou farta de andar em médicos e ninguem percebe o porquê disso, uma vez que tenho o peso até acima do normal.. a tiróide está bem (embora no passado tivesse tido um problema passageiro de hipotiroedismo devido ao baixo peso e agora está nos níveis mínimos saudáveis) as minhas analises revelam um estranho e misterioso baixo nível de estrogéneos( inferior a 10, ou seja, nivel pos menopausico!) sem qualquer disfunção organica nos ovarios ou mesmo problemas relacionados com tumor na hipofise e, ainda por cima, isto começou-me a acontecer quando o meu percentual de gordura ainda estava em niveis normais, o que nao justifica tudo o que me esta a acontecer. Para alem da chatice da falta de periodo, comecei a apresentar uma temperatura corporal inferior a 35.8, tenho sempre muito frio, para alem de incontinencia urinaria, sobretudo de noite que nao aprecebo do facto, juntamente com queda de cabelo, terei tido uma menopausa precoce? sera que e isso que me deu cabo do metabolismo e o tornou lento? sera isso que me provocou, tambem, a incontinencia e a sensação de frio permanente???
    São tantas as perguntas para as quais procura reposta e tão poucos os que mas possam dar...
    Se me puder ajudar, ou simplesmente conversar comigo e partilhar amizade e experiencias semelhantes ou outras, gostaria muito que me contacta-se.
Mais uma vez peço desculpa pelo tamanho do testamento e agradeço a atenção dada.


***Muito obrigada.***

 

My Spirit Is: Sem saber o que fazer
Link do postPor Miss Princess, às 07:46  O que achou? Comente!

De buxi a 3 de Junho de 2009 às 08:58
ola, obrigada pela tua visita ao meu blog, parece.me talvez que andas a comer a menos e para emagrecer isso nao e saudavel, nem para manter as funções do corpo activas. Os 45 kg que desejas ja se encontram segundo o calculo de IMC abaixo do peso, mesmo para a tua altura. Os 47 ainda se encontram na faixa normal para quem tem 1,57.l.Abaixo disso nao.
No blog tens do lado direito varias informações, sobre a compulsao le "como combater a gula" e a dieta que eu faço em "dieta geral" ou dieta da amendoa. Espero que melhores, mas normalmente a falta de menstruaçao costuma estar associada a baixa nutriçao.Lembra-te de comer sempre proteinas,vitaminas,sais minerais e hidratos de carbono.
bjkas

De Girl in pieces a 3 de Junho de 2009 às 19:40
Oi flor
Obrigada por me visitar...
vou te add no msn
Li toda a sua história...

Gostei de saber q tenho com quem compartilhar minhas dores!

Abraços!!


© Copyright 2009 ® All Rights Reserved *Mistic World*
Arquivos
Calcule o seu IMC!
Calculadora IMC
Peso: kgs
Altura: m cm
Dieta e Saude
Determine a sua Gordura Corporal!
Calculadora Peso Ideal
Sexo: masc
fem
Altura: m cm
Dieta e Saude