Aqui fala-se de tudo um pouco e sem tabus. Desde estudos,dietas,disturbios alimentares, saúde,beleza,dicas,conselhos e informações, até aos meus sentimentos, problemas, alegrias, tristezas,recordações amizades,namoros,vida pessoal...and so one!^-^
14.6.09

   Com base em várias pesquisas que fiz na Internet, elaborei este texto auxiliar relativamente à Compulsão alimentar.

Espero que me ajude, e a outras pessoas também .

 

 

    Controlar o impulso de comer é conseguir fazer outras coisas que não sejam atacar a comida. Não se trata de forçar ninguém a passar fome, mas sim de desenvolver uma capacidade de escolha. Seguir ou não o impulso? Saciar aquela vontade imediatamente ou, a médio prazo, ser magra e saudável? Não deixe que a comida controle a sua vida. É você quem precisa controlar a comida. O impulso de comer é uma reação automática, que vem sem a pessoa pensar.

 
    Quem tem compulsão alimentar, assim que se sente ansiosa, vai buscar à despensa uma solução automática, como fazemos quando conduzimos um carro. Fazemos trocas de marchas, aceleramos e fazemos manobras sem pensar. Para alterar este comportamento, é preciso decompô-lo em etapas.

 

 

    Precisa de pensar no que está a fazer na altura exacta dos ataques de fome, e não depois, culpando-se loucamente.

É preciso transformar atitudes mecânicas em atitudes conscientes. Para tal, é necessário entender as etapas do processo de autocontrole. Antes de tudo, tenha paciência e perserverança, já que não é fácil desfazermo-nos de um hábito assim, enraízado. Aqui, mais importante que o resultado, é a prática do processo. Falhas e recaídas não devem ser vistas como derrotas, mas como uma oportunidade para aprender.

 

    Veja as etapas passo-a-passo, bem como os possíveis desencadeadores dos ditos episódios: 

 

   1. Identifique os sinais de perigo antes que se convertam em comida - Anote as sensações, as situações, os pensamentos, se está só ou acompanhado (a), o dia e a hora a que essa fome aparece, o que a faz pensar em ir comer. O simples facto de pegar no lápis e no papel em vez da bolacha, já faz que esteja a adiar o ataque, além de trazer à sua consciência, informações importantes e relações entre situações diversas e o comportamento alimentar que a pessoa desconhecia. A primeira descoberta, nem sempre é assim tão óbvia;

    2. Ansiedade, stress, tristeza, preocupação, dificuldades interpessoais, dificuldades na resolução de problemas, pensamentos desagradáveis, pessimismo, desespero, falta de esperança e de perspectivas, baixa auto-estima, preocupação com dietas, ou mesmo não ter nada para fazer podem estar entre as causas;

    3. Faça um diário alimentar - Quando estiver a fazê-lo, a primeira pergunta que deve fazer a si própria é: 'Será realmente fome o que eu estou a sentir?';

    4. Tente inibir a resposta automática ao identificar o primeiro sinal do ataque, questione esse impulso.

Tente raciocinar enquanto o processo está acontecer;

    5. Analise os prós e os contras de comer sem fome.

Quais as vantagens de ceder? E os prejuízos? Que outra coisa poderia fazer de agradável nesse momento, além de comer?

Se for necessário, coloque alguns "lembretes" em lugares visíveis.

Tudo isso para ganhar tempo e aprender a conversar consigo própria.

Em vez de dizer: "Estou ansiosa e vou comer", tente  dizer antes: "Estou ansiosa. Como solucionar esta situação? Quais as minhas possibilidades? Muitas vezes, o simples passar do tempo faz com que o impulso de comer enfraqueça ou mesmo desapareça.

    6. Procure alternativas.

Pergunte-se o que poderia fazer em vez de comer.

Tente obter uma enorme variedade de respostas, para que fique fácil escolher uma delas. Essa alternativa deve ser agradável para si ( por exemplo:visitar um amigo, ir ao cinema, fazer ginástica, desenhar, secrever...etc).

    7. Selecione as alternativas.

Examine a viabilidade de cada uma. "Se o meu amigo não estiver em casa, quem sabe, faça um trabalho no computador".

Identifique os medos ou as inibições que bloqueiam as alternativas promissoras. "Porque não quero caminhar se eu sei que me fará bem?" De que é que eu tenho medo"? Questione tudo!

    8. Coloque em prática a alternativa escolhida.

Avalie os resultados.

"Será que a caminhada tirou mesmo a minha vontade de comer?" Se não funcionou, escolha outra, até conseguir o resultado esperado.

 

*** Beijoquinhas***

My Spirit Is: Razoávelmente
Link do postPor Miss Princess, às 03:48  O que achou? Comente!

De buxi a 16 de Junho de 2009 às 08:29
ola, tambem fiz ha uns tempos um artigo sobre o mesmo assunto. Clica onde diz "Como combater a Gula"

bjokas


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